terça-feira, 11 de junho de 2013

Castelos do Nordeste Transmontano




Um vídeo sobre o património arquitectónico medieval da região do Nordeste Transmontano, nomeadamente sobre os castelos de Bragança, Mogadouro, Penas Róias, Algoso, Outeiro e Carrazeda de Ansiães.Estes imóveis classificados são, entre muitas outras, as valias de uma região que deveria ter no turismo a principal estratégia para o seu desenvolvimento. Contudo, ainda faltam estruturas de apoio, Centros Interpretativos, organização e sobretudo consciência social e uma política cultural capaz de valorizar, promover e gerar uma mais-valia patrimonial e cultural susceptível de ter contrapartidas positivas e sustentáveis ao nível da actividade económica.
E não se pense que a responsabilidade de preservação da nossa história, da nossa memória e do nosso património é só do Estado. Evidentemente que também é do Estado, e o estado nunca deve fugir ou alienar-se dessa responsabilidade, mas pertence também às autarquias e, sobretudo, a nós, a nós cidadãos deste país e habitantes do Nordeste Transmontano a quem cabe, de igual modo, uma grande quota-parte dessa responsabilidade cívica.
A melhor forma de preservar o património é visitá-lo com frequência, atribuir-lhe importância, "ensiná-lo" aos nossos alunos e pensá-lo como nosso; pensá-lo e projectá-lo como o testemunho material de uma história secular de que somos todos herdeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário