Década para o Desenvolvimento Sustentável

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) assumiu a iniciativa da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS) entre 2005 a 2014. Um dos principais objetivos desta iniciativa é preparar todos os cidadãos para enfrentar os desafios sociais, económicos e ambientais do mundo atual e futuro (UNESCO, 2005).

 

O conceito de desenvolvimento sustentável ganhou destaque em 1987 no relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulado O Nosso Futuro Comum, também conhecido por Relatório de Brundtland. Neste âmbito, o desenvolvimento sustentável foi definido como “development that meets the needs of the present without compromising the ability of future generations to meet their own needs” (WCED, 1987, p. 8). 

Este conceito ressalta a preocupação com as necessidades das gerações ao longo do tempo, em garantir as condições básicas de vida para todos, e também com a existência de limites impostos pela capacidade da biosfera em absorver os efeitos das atividades humanas resultantes do crescimento económico, tecnológico e social. 
O documento da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável pode ser cosultado em língua portuguesa (Brasil) aqui.

Para além da DEDS, recentemente a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como Rio+20, uniu esforços para implementar o desenvolvimento sustentável. O resultado desta iniciativa está referido nos respetivos sites, em inglês ou português.



Fonte:  Whorkshop Blog EDS
 

Sem comentários:

Enviar um comentário